Qual melhor Ar Condicionado Split ou Inverter

Qual melhor Ar Condicionado Split ou Inverter

Qual melhor Ar Condicionado Split ou Inverter

Conteúdos

Qual melhor Ar Condicionado Split ou Inverter

Um bom Ar Condicionado pode deixar a vida da gente muito mais gostosa e fresquinha em casa, além de trazer vários benefícios para saúde e qualidade de vida. Mas qual a melhor escolha?

Qual melhor Ar Condicionado Split ou Inverter

O mercado atual possui uma variedade de modelos e com certeza um se encaixa perfeitamente em seu perfil, mas dentre os mais atuais e que se tornaram vantajosos, o Ar Condicionado Split ou Inverter são sempre os mais indicados.

E qual o melhor? O Ar Condicionado Split ou Inverter? Quais suas diferenças? Como é feita a instalação dos modelos Split ou Inverter? Veja essas e outras respostas e dicas sobre Ar Condicionado Split e Inverter.

Os modelos de Ar Condicionado mais populares

O aparelho de Ar Condicionado opera como uma geladeira, com o mesmo sistema de serpentinas por onde passa um fluido e absorvido o calor do ambiente é transformado em ar frio, sendo posteriormente lançado no ar novamente.

Os modelos mais conhecidos do mercado são:

  • Ar Condicionado de janela;
  • Ar Condicionado com Dutos;
  • Ar Condicionado Portátil;
  • Ar Condicionado Split;
  • Split Hi Wall;
  • Multisplit;
  • Split Quatro Lados;
  • Split Piso/Teto;
  • Split Canto Teto;
  • Split Cassete;
  • Window Split;
  • Ar Condicionado Inverter.

O Ar Condicionado de Janela e também conhecido como de parede, é o mais tradicional e muito comum em apartamentos muito pequenos ou apartamentos antigos. 

É instalado de forma que o sistema de saída fica para fora e de evaporação para o lado de dentro. É compacto e o mais barato dentre todos os tipos de Ar Condicionado, porém possui uma tecnologia mais antiga e por isso é dos que mais possuem custos quanto a energia. Outro incômodo é ser muito barulhento, não indicado para ser colocado em quartos.

O Ar Condicionado com Dutos é possui ar refrigerado de alta pressão e os dutos são instalados nas paredes, teto ou solo, fazendo a refrigeração do ar ou para câmaras frigoríficas de indústrias. 

Ar Condicionado Portátil são aparelhos como qualquer outro de ar condicionado, mas com o diferencial de serem portáteis. 

Com rodinhas, podem ser facilmente retirados de um lado para o outro sem dificuldade e é indicado para residências que não possuam estrutura para Ar Condicionado convencional de parede ou janela, em apartamentos antigos que não aceitem aparelhos de refrigeração seja pelas normas do local ou outros motivos. 

Como é um Ar Condicionado comum e não um climatizador, precisa ter saída de ar, e portanto estar sempre próximo de uma janela para uso do duto de ar. Ele também é geralmente grande e desajeitado, necessitando de um espaço considerável. Também consome bastante energia, as vezes mais do que modelos convencionais de parede e também faz bastante ruído.

O Ar Condicionado Split e Inverter são os modelos mais modernos do mercado atual, com particularidades que fazem deles as melhores opções, porém existe um que se torna mais vantajoso e veremos nos próximos tópicos.

Ar Condicionado Split

O Ar Condicionado Split é o mais moderno dos tipos de Ar Condicionado comercializados hoje. Com tecnologia digital, é mais fácil de usar, é silencioso e possui um design mais bonito que os modelos anteriores.

Ar Condicionado Split

A palavra Split em inglês significa separado, e nesse caso significa que o Ar Condicionado possui duas partes: uma que fica dentro do ambiente e que faz a evaporação do ar frio e uma parte que fica fora, sendo o motor do aparelho. Ambos são ligados por uma tubulação.

Outro ponto positivo do Split é que por ser mais moderno, ele consome menos energia do que os modelos de ar condicionado mais antigos e convencionais. 

Ar Condicionado Inverter

Um Ar Condicionado convencional normalmente liga e desliga o motor e a cada vez que é ligado, demora mais pra começar a funcionar, desgastando os circuitos e produzindo mais barulho, além de ser mais demorado para fazer a refrigeração e tudo isso com o maior consumo possível de energia.

Ar Condicionado Inverter

Para resolver essa questão é que foi criado o Ar Condicionado Inverter, uma nova tecnologia que faz com que o motor continue ativo mesmo em repouso, agilizando o o ligação do aparelho e seu funcionamento. 

O motor tende a ter uma melhor durabilidade dessa forma e se torna mais silencioso e rápido nos processos. O maior benefício do Ar Condicionado Inverter, porém,  é sem dúvida a economia de energia elétrica.

Inverter é uma palavra inglesa que traduzida para o português significa inversão e no caso do Ar Condicionado, significa que ele inverte a frequência e velocidade do compressor, controlando sua rotação no motor elétrico.

Assim, o Inverter acaba sendo mais rápido para ligar e começar a refrigerar, além de não emitir tantos ruídos, já que o motor possui rotação invertida e controlada. A economia de energia acontece, por que a frequência controlada evita que haja quedas de voltagem, muito comum na corrente elétrica e que acaba consumindo mais energia.

Já se sabe com estudos precisos, que um Ar Condicionado Inverter é mais econômico em até 40% em média, e dependendo do uso, pode haver uma economia de até 70%.  

Qual Ar Condicionado Escolher Split ou Inverter?

São muitos os modelos apresentados, porém os dois mais modernos e econômicos são o Split e o Inverter. Apesar de ser bonito e moderno, o Split precisa ter tecnologia Inverter para ser um Ar Condicionado ainda mais econômico.

Ou seja, a tecnologia Inverter é sem sombras de dúvida a melhor opção quando o assunto é Ar Condicionado para ter em casa e principalmente em economia de energia elétrica. 

A dica é que o consumidor deve sempre buscar os aparelhos mais modernos e sempre com a tecnologia Inverter para ter uma boa economia de energia. Outro ponto que deve ser analisado, é quando aos BTU´s utilizados, ou seja, BTU é a medida de potência de um ar condicionado.

1 metro quadrado precisa de exatamente 600 btu´s para ter uma boa refrigeração, logo, em um ambiente com 20 metros quadrados, é necessário 12.000 Btu´s para que seja o suficiente. 

Caso o ambiente tenha muita circulação de pessoas, dependendo do tipo de lâmpada e até o número de aparelhos eletrônicos, o número em BTU deve ser acrescido de mais 600 btu´s. É importante entender esse cálculo, pois isto também interfere na economia de energia e poder do aparelho para sua comodidade. 

Instadora Oficial das Melhores Marcas

dufriolgphilco Consul

Deixe uma resposta

Fechar Menu