A qualidade da água e dicas para não ser alvo de contaminações

A qualidade da água e dicas para não ser alvo de contaminações

Banner caça vazamento água

A qualidade da água e dicas para não ser alvo de contaminações

Você já parou pra pensar na qualidade da água que chega na sua torneira diariamente? A cada copo d´água, você já parou para analisá-la? Estas são questões que geralmente vivemos no automático, mas é importante de vez em quando observar para evitar contaminações.

qualidade da água

Em tempos de doenças contagiosas como o novo Coronavírus, é fundamental ter uma boa higienização das mãos, assim como manter o cuidado com alimentos e mantendo a casa sempre bem limpa. 

Por isso a qualidade da água é fundamental para manter a saúde. Neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância da qualidade da água e dicas para não ser alvo de contaminações.

A importância da qualidade da água no nosso dia a dia

Geralmente não pensamos tanto nisso, mas quando levamos em consideração alguns números sobre o saneamento básico, começamos a compreender como é importante estarmos atento a esse assunto.

A importância da qualidade da água no nosso dia a dia

Saneamento básico é o conjunto de serviços para qualidade de vida, que são essenciais para manutenção de nossa saúde e que responder indiretamente em nossa vida econômica e social.

No Brasil, 35 milhões de pessoas não tem abastecimento de água e mais de 46% não possuem tratamento de esgoto. Só para termos uma ideia da gravidade do descuido com o esgoto e a falta de tratamento de boa parte dele, é despejado diariamente 5.715 piscinas olímpicas de esgoto! 

Essa água sem tratamento pode chegar a vários locais, inclusive em regiões que as pessoas utilizem a água para consumo, causando doenças diversas gastrointestinais e até mais graves, podendo ser fatais.

Quanto a água tratada para consumo, o Brasil tem melhorado a cada ano em relação a qualidade dá água e seu abastecimento. Atualmente, mais de 93% dos brasileiros possuem acesso a água e ao menos 100 municípios do país possuem 100% de abastecimento e tratamento.

Desperdício de água

A perca hídrica também é um agravante na qualidade do abastecimento e uso da água. Atualmente, a média nacional é de 34,40% de perda de água potável, uma melhora em relação a 2017 que indicava 39,50%. Mas ainda é um valor alto, quando analisamos outros países do mundo, onde o vazamento de água é praticamente nulo.

Desperdício de água

Estados Unidos por exemplo, perde apenas 13% por ano, enquanto a China e Rússia perdem 22% e 23% respectivamente. Em um ranking mundial, o Brasil figura em 20º lugar e mostra um avanço anual nesse aspecto.

Água tratada- Mais saúde, educação e vida social e econômica de qualidade

A água tratada também tem outra importância que muitas vezes não nos atentamos muito bem: pessoas que bebem água de qualidade, tem mais saúde e estão mais dispostas para estudar e trabalhar.

Em 2018, mais de 233 casos de doenças foram registradas e associadas a falta de saneamento básico no Brasil. Isso significa que para cada 10 mil habitantes, existem 11 internações desse tipo. 

Em crianças, foram mais de 115 mil internações, com 91 óbitos por conta de doenças relacionadas a água, seja por água com falta de tratamento ou esgoto. Pessoas em idade produtiva que vivem em locais sem saneamento, tem mais chances de morrer ou ficarem doentes com mais frequência, do que pessoas que vivem em locais com saneamento.

Segundo pesquisas, 217 mil pessoas são afastados de suas atividades, por apresentarem doenças relacionadas a falta de saneamento. Com saneamento, 1 profissional tem aumento de produtividade em mais de 13% e aumento salarial de mais de 3%. 

Outro número mostra que se o Brasil tivesse saneamento básico em todo território nacional aumentaria em mais de 6% a renda per capita do país. No mundo segundo a OMS, 88% das mortes por diarreia grave acontece por conta de falta de saneamento e 84% desses casos são de óbitos em crianças.  

Dicas para se livrar de contaminações e doenças 

Os dados assustadores e preocupantes, só mostram uma realidade difícil e que o poder público de todo país e mundo, precisam se atentar. É necessário fazer nossa parte, seja vivendo em regiões de saneamento básico ou não, para garantir água de qualidade e esgoto tratado, evitando que doenças interrompam a vida de milhares de pessoas.

Dicas para se livrar de contaminações e doenças 

Muito se tem falado do novo Coronavírus, doença altamente contagiosa que se assemelha a gripe e tem matado milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, deixando muitos infectados e causando uma pandemia sem precedentes. 

Para se livrar dessa doença dentre outras que são disseminadas rapidamente, a dica é seguir normas de higiene, que podem inclusive salvar vidas em qualquer lugar do mundo. Veja algumas delas:

  • Em regiões sem saneamento básico, se possível, deixe comprado água mineral para a lavagem de legumes e frutas, além de cozimento de alimentos;
  • Lave as mãos várias vezes ao dia, e se possível, carregue consigo uma embalagem de álcool em gel 70% para higienização da mão, quando em contato com superfícies como corrimões por exemplo;
  • Em regiões que não tenham saneamento básico, construa uma fossa séptica. É possível fazê-la com caixa d´água de 1000 litros e assim, garantir que não o esgoto não fique a céu aberto, trazendo contaminações;
  • Coloque telas nas janelas para evitar a proliferação de insetos como moscas. Em locais perto de córregos sem tratamento de esgoto, é comum esse problema, que pode ocasionar doenças graves como a dengue e cólera;
  • Sempre ferva a água para consumo em locais sem saneamento, e use esta água para lavagem de pratos, talheres e panelas para cozimento;
  • Coloque assento com tampa no vaso sanitário do banheiro e mantenha uma rotina de limpeza e higienização, mesmo em locais de baixo ou nenhum saneamento básico.

Descontaminação/Higienização de ambientes

As medidas do tópico anterior, são importantes e necessárias para garantir a saúde e qualidade de vida de inúmeras pessoas. Para garantir uma melhor higienização das residências e saúde a longo prazo, nada melhor que um serviço de descontaminação e higienização de ambientes.

Através do uso de aparelhos e produtos que não oferecem riscos a saúde e nem a vida, é possível garantir ambientes livres de vírus, germes e bactérias, eliminando milhares de doenças. Consulte já!

Deixe uma resposta

Fechar Menu