6 dicas de ideias e tecnologias para combater entupimentos no período de chuvas

6 dicas de ideias e tecnologias para combater entupimentos no período de chuvas

6 dicas de ideias e tecnologias para combater entupimentos no período de chuvas

6 dicas de ideias e tecnologias para combater entupimentos no período de chuvas

Todos os anos, milhares de localidades no Brasil sofrem com enchentes e alagamentos e entupimentos, deixando várias pessoas em situações de precariedade, as vezes sem alimentação, água potável e com risco de deslizamentos e contato com animais nocivos a saúde.

6 dicas de ideias e tecnologias para combater entupimentos no período de chuvas

Várias regiões passam por essas situações no Brasil e as medidas mais urgentes já tem sido tomadas, porém algumas ações do poder público poderiam ajudar e muito, a mudar o quadro desses alagamentos, enchentes e entupimentos, apenas com alternativas tecnológicas que nem sempre são muito caras.

Fazer investimentos em Rios Vegetais, Pisos drenantes e Asfaltos permeáveis, são algumas das tecnologias já existentes ou em testes, que já provam ser eficazes no combate desses problemas de entupimentos.

Neste artigo, veja 6 dicas e ideias de tecnologias para o combate de entupimentos no período das chuvas de verão.

As causas de Enchentes e entupimentos

Com a popularização do asfalto nas grandes cidades, cada vez menos se vê chão de terra, que apesar de ser um incômodo pela sujeira com o pó e a lama quando molhada, tem o benefício de drenar a água naturalmente.

As causas de Enchentes e alagamentos

O problema do asfalto comum, é que ele possui uma capa que veda a passagem da água, logo a mesma que antes ao cair no chão entrava na terra, agora não tem mais para onde ir, alagando alguns pontos, principalmente as regiões mais baixas de uma cidade.

Outra situação que também favorece a causa de Enchentes e entupimentos é quando a chuva entra em contato com o esgoto residencial. O correto nas grandes cidades, é que a água da chuva tenha um encanamento específico para ela, chamado de Encanamento de águas pluviais.

O problema é que muitas regiões não possuem esse cuidado, sendo que algumas casas o esgoto e água da chuva vão para o mesmo lugar. Além de aumentar o volume do esgoto, a água das chuvas fortes favorece entupimentos, principalmente quando existe muito lixo nas tubulações ou no entorno, trazidos pela correnteza.

Em muitas cidades o aumento das chamadas de desentupidoras na época de chuvas fortes é superior a 30%. Além do lixo que pode vir de outros locais, existe também o lixo que os próprios moradores, por vezes, descarta de forma errada pelo esgoto, esse é um dos grandes motivos de chamada de desentupidora na zona sul de sp.

Quanto mais lixo é jogado no esgoto através de ralos ou vaso sanitário, maior a chance de haver entupimentos principalmente quando a água da chuva entra em contato com o esgoto, agravando o problema. 

Em grandes cidades como a região metropolitana de São Paulo, os prejuízos podem ser superiores a 45 milhões de reais, somente contabilizando as percas de farmácias e supermercados. 

Por fim, outra causa de alagamentos e enchentes se dão em regiões de mananciais, locais que naturalmente possuem aumento no volume de água em tempos de chuva. Em regiões de mananciais não pode haver moradias, justamente por que são áreas de preservação ambiental, além de conter inúmeras nascentes que ao serem contaminadas, tornam-se impróprias para o consumo.

O crescimento desordenado das cidades, sem planejamentos efetivos com zoneamento e urbanização correta, acaba obrigando muitas famílias a ir para regiões de mananciais, colocando em risco suas vidas, quando os alagamentos e enchentes aparecem, além de comprometer o bioma da região.

Tecnologias para combater alagamentos e enchentes

Para evitar enchentes e alagamentos é preciso medidas efetivas do poder público e ajuda do privado, para que esses problemas acabem ou ao menos sejam amenizados. Em alguns países e regiões do nosso Brasil, algumas ideias já tem sido colocadas em prática, na busca de resolver esse problema.

Tecnologias para combater alagamentos e enchentes

  • Piscinões

Os Piscinões são uma das alternativas mais baratas, quando o assunto é combate a enchentes e alagamentos, porém sua eficiência necessita de várias normativas. Por exemplo, piscinões só são eficazes em locais que realmente tenham alagamentos e enchentes severos, ou seja, não pode ser muito distante dos pontos mais críticos.

Outro ponto, é que Piscinões necessitam de um espaço extenso para que a água possa desembocar. Outro fator é que eles precisam ser constantemente limpos para que havendo chuvas, não haja o transbordamento dele por causa de entupimentos com lixo nos encanamentos.

  • Tubulação gravitacional

Em rodovias, nos pontos mais críticos de alagamentos, a construção de tubulações de aço que ajudam no escoamento da água, seguindo naturalmente a ação da gravidade, auxilia que a mantenha esses locais sempre secos e com menos casos de acidentes.

  • Rios vegetais

Outra maneira de combate as enchentes é plantar vegetação no entorno de rios, contribuindo com a drenagem do solo dessas áreas. Os locais podem ser ao entorno de barragens, represas e rios, além de áreas de mananciais, auxiliando na purificação da água.

  • Bueiros inteligentes

Geralmente depois de uma chuva forte, os bueiros ficam cheios de lixo e acabam transbordando, não dando a oportunidade da água passam normalmente para a tubulação central.

Para evitar esse problema, bueiros em cidades do exterior tem usado o Bueiro Inteligente. Nele, é colocado um tipo de grelha que serve como um filtro, onde o lixo fica retido, deixando a água passar. Todos esses bueiros possuem um aparelho com um software ligado a estação de tratamento e limpeza pública, que quando o bueiro chega a 80% de sua capacidade de lixo, envia uma equipe para fazer a limpeza e manter o local efetivo. 

  • Piso drenante

Piso drenante é um tipo de piso especial que deixa a água passar, possui canaletas que ajudam a água da chuva a ir para um local de armazenamento de água, drenando por completo e evitando problemas com alagamentos.

  • Asfalto Permeável

Em testes num região do estado do Espírito Santo, o Asfalto Permeável já é realidade na cidade de Provincetown, no litoral dos Estados Unidos. 

O Asfalto Permeável se concentra em uma área de mais de 2.400 metros, na principal rua da cidade e desde que foi colocado em 2012, problemas com as praias que eram sempre proibidas de uso na alta temporada, pela água não estar em boas condições de uso, a partir da colocação do novo asfalto estão mais puras e limpas.

Mas o que é o Asfalto Permeável? Trata-se de um asfalto especial parecido ao concreto convencional, porém com menos compostos e mais aerado e poroso, com pequenos orifícios por onde a água pode passar e encontrar a terra ou tubulações de águas pluviais.

Possui uma boa resistência e durabilidade, necessitando de uma manutenção regular, já que com o tempo o material pode sofrer com infiltrações, porém se torna hoje uma das melhores alternativas para as grandes cidades, de amenizar os problemas com enchentes e alagamentos. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu